Salada de Tomate Egípcia

IMG_6925

E ontem foi isto que experimentei: Egyptian Tomato Salad

Ingredientes

(para 4 pessoas)

  • 1 chalota (descascada) – usei meia cebola, foi uma receita feita com o que havia à mão
  • 1 dente de alho (descascado)
  • 3 – 4 colheres de sopa de azeite
  • sal
  • pimenta
  • approx. 750 gr tomates (aprox. 5 tomates de tamanho médio)
  • 1 boa espremidela de sumo de limão
  • Sal “Maldon” – Este é um tipo de sal inglês conhecido internacionalmente que pode ser encontrado, por exemplo, no Clube del Gourmet do El Corte Inglés. Eu usei flor de sal.
  • 1 mão cheia de cerefólio fresco picado

Preparação

  1. Pique a chalota e o alho da maneira mais fina que for humanamente possível – ou então passe tudo num processador – e coloque numa taça com o azeite, uma pitada de sal e outra de pimenta e deixe a repousar enquanto pela os tomates: ponha-os numa taça grande e deite água a ferver sobre eles até que fiquem submersos. Deixe-os na água por 5 minutos e depois escorra-os e passe por água fria.
  2. Usando uma faca, pele os tomates (o que agora já é fácil) e depois corte estas esferas felpudas em fatias, grossas ou finas (como preferir).
  3. Coloque os tomates num prato e deite o molho por cima, usando os dedos para misturar bem. A Nigella considera mais fácil usar um prato/taça para misturar tudo e outro para servir, mais tarde. Pode deixar os tomates a repousar com a mistura por algumas horas. Vai formar-se algum líquido mas os sabores irão intensificar-se!
  4. Quando for tempo de servir, ou utiliza o mesmo recipiente ou decanta os tomates para um novo. De qualquer das maneiras esprema algum sumo de limão por cima e polvilhe com o sal Maldon e uma mão cheia de cerefólio fresco picado. Podem usar qualquer outra erva, como diz a Nigella. Eu usei oregãos e manjericão e ficou apetitoso. A única regra inflexível para esta salada é que deve ser servida a temperatura ambiente. Se a deixarem no frigorífico até ao último minuto estará arruinada.

Fácil de preparar, dá para fazer com alguma antecedência e é super saborosa. Se preferirem deixar o líquido que sai dos tomates ao repousarem algum tempo sugiro ainda que coloquem tostas daquelas banais mas esmagadas. Dão uma textura genial e absorvem um pouco aquele molho, mantendo os sabores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s