Pavlova de Chocolate e Framboesa

IMG_7005

Uns amigos pediram-me para fazer uma sobremesa para um jantar de família. Vasculhei as muitas e deliciosas receitas da Nigella e descobri a Pavlova de Chocolate e Framboesa. A Nigella diz que serve 8-10 pessoas e assim espero!

Nunca tinha feito nem comido uma pavlova e, apesar de não ir provar esta, parecia deliciosa. Acabei a fazer outra para provarmos cá por casa e é uma delícia!!!

Ingredientes

Para o merengue de chocolate da base:

  • 6 claras de ovo grandes
  • 300 gr açúcar de cana
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 colher de chá de vinagre balsâmico (ou de vinho tinto)
  • 50 gr de chocolate preto (cortado em lascas pequenas)

Para a cobertura:

  • 500 ml de natas para bater – a Nigella usa umas natas chamadas Double Cream que em Portugal não existem. As Double Cream têm uma percentagem de 48% de gordura. São óptimas para bater. Em Portugal as natas costumam ter por volta dos 32%. Ou seja, façam questão de ter as natas no frigorífico por pelo menos 12h antes de as bater. E mesmo assim o resultado não será brilhante. A melhor opção são as natas frescas que se costumam encontrar na zona dos iogurtes, particularmente as da Longa Vida.
  • 500 gr de framboesas
  • 3 colheres de sopa de chocolate preto ralado

Preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC e coloque papel vegetal num tabuleiro do forno.
  2. Bata os ovos até se formarem picos acetinados e depois vá adicionando e batendo o açúcar, adicionando-o colher a colher. Isto até que o merengue esteja firme e brilhante. Polvilhe com o cacau em pó, com o vinagre e o chocolate cortado. Depois misture delicadamente até que todo o cacau esteja bem misturado. Passe a mistura para o papel vegetal, fazendo um círculo de aproximadamente 23cm de diâmetro, alisando os lados e o topo. Coloque no forno e baixe imediatamente a temperatura para os 150ºC. Cozinhe por 1h a 1h15min. Quando estiver pronto deve parecer estaladiço nas bordas, seco no topo e quando toca no meio deve sentir a suposta textura esponjosa. Desligue o forno, abra a porta ligeiramente e deixe arrefecer completamente.
  3. Quando quiser servir, inverta para um prato raso bem grande. Não se preocupe com as rachas do merengue, é normal e quando colocar a cobertura e as framboesas ficará melhor. Bata as natas até que fiquem espessas. Aqui é o passo difícil com as natas portuguesas mas mesmo que não fiquem muito espessas o resultado é bom na mesma. Se quiser adicione-lhes açúcar, apesar da Nigella não o fazer. Coloque as natas no topo do merengue e depois as framboesas. Polvilhe, então, com o chocolate ralado. Vá deixando algum chocolate cair no prato, para um ar mais sedutor.

Easy Peasy.

3 pensamentos sobre “Pavlova de Chocolate e Framboesa

  1. Pingback: Pavlova de Cappuccino | Easy Peasy
  2. Olá! Desculpe perguntar, mas gostaria de confirmar o cacau em pó, com o vinagre e o chocolate cortado devem ser misturados as claras batidas em picos?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s